Oficinas de Retratos com estêncil
- Fellipe Eloy Teixeira Albuquerque
- 22 de dez. de 2016
- 2 min de leitura
Recentemente estive envolvido com a recuperação de paisagem a Escola Estadual Prof. Pedro Fernandes de Camargo, ali usamos de várias técnicas de intervenção urbana para compor a Agenda. Ali também tive um ideia sobre a técnica estêncil que desenvolvi graças ao período de residência no JAMAC: oferecer oficina de criação de retratos com estêncil.
A proposta foi enviada para uma chamada de oficinas aberta pelo Centro Cultural UFMG, e está aguardo resposta de habilitação. de qualquer modo, a proposta é a seguinte: grupos de interessados participaram de atividades de de criação artística dividida em 7 passos:
1º passo:
Abra a imagem. Em “Imagem>Tamanho da imagem”, certifique-se de que a resolução está em 300 dpi. Se não estiver, a imagem ficará pixelada quando você a editar.
2º passo:
Transforme sua imagem colorida em uma imagem em preto e branco. Basta ir a “Imagem> Modo> Tons de cinza”. No Adobe CS3 e nas versões posteriores, você também tem a opção “Imagem> Ajuste> Preto e branco”.
3º passo:
Para remover os tons de cinza, usa-se o contraste da imagem em preto e branco. Para isso, entre em “Imagem> Modo> Brilho/Contraste”, aumente o “Contraste para 100% e ajuste o “Brilho” para uma porcentagem que esteja bem adequada à sua imagem. Às vezes, repita esse passo algumas vezes para obter contrastes nítidos entre preto e o branco. Você também pode ir a “Imagem> Ajustes> Limiar”, porém, nesse modo perderá parte do controle sobre a imagem.
4º passo:
Hora de deixar a imagem mais simples. Apague tudo aquilo que não deve ficar na imagem e complete alguns espaços que parecem precisar de preenchimento. Você deve ser capaz de cortar as partes pretas da imagem. Ou seja, se tiver algum detalhe muito pequeno, ele deverá sumir. Quanto mais retas e simples forem melhor será o estêncil.
5º passo:
Hora de construir conexões, ou pontes. O papel dessas conexões é manter os detalhes do estêncil unidos. É preciso ter cuidado nesta etapa- evitando cortar detalhes importantes para a imagem
6º passo:
Já com a imagem pronta e salva é necessário que a mesma seja transposta para a chapa de acetato. Isso pode ser feito de dois modos: 1- Como o auxílio do data show, projete a imagem sobre a placa e risque o contorno da imagem com um caneta permanente; 2- imprima a imagem no tamanho desejado, coloque a chapa por cima e corte com um estilete.
7º passo:
Corte a imagem com o estilete e com o auxílio de rolinhos de pintura ou latas de spray, reproduza a imagem na superfície desejada.
A proposta completa pode ser visualizada no documento anexo a seguir:
Alguns documentos anexos a proposta estão agrupadas a seguir:
Comentários