top of page

O que venho fazendo de Arte

  • Foto do escritor: Fellipe Eloy Teixeira Albuquerque
    Fellipe Eloy Teixeira Albuquerque
  • 16 de out. de 2016
  • 3 min de leitura

Depois de certo tempo preocupado em dar inicio a carreira acadêmica, o professor e artista plástico Fellipe Eloy Teixeira Albuquerque se viu ocupado demais com as coisas do “mundo” e carente no que diz respeito a produzir arte. Desde que se formou em 2012, Fellipe Eloy dedicou seus esforços para alcançar reconhecimento cientifico suficiente para almejar uma vaga em um Programa de Pós-Graduação. Foram várias tentativas, até que em 2015 foi aceito no primeiro Programa de Pós Graduação em História da Arte do país[1].

Agora em seu segundo e último ano de curso e após ouvir em uma das aulas que participou como é importante para o historiador de arte estar em contato com a arte, seja em museus, galerias, ateliês e outros se viu estimulado. Após escrever artigos sobre um artista e um Coletivo Cultural de sua cidade, se sentiu na dívida de escrever sobre si. Ainda nesse mesmo ano (2016) também fundou junto a sua esposa o Coletivo Palavras-chave, ainda com poucos membros, mas com algum reconhecimento.

Com o mesmo propósito, aderiu a um movimento nacional que busca democratizar o acesso a arte o país. Desenvolvendo ações do Poste Poesia na cidade de Porto Feliz, esporadicamente em Campinas. No dia 16 de fevereiro, junto a sua esposa e um amigo colou lambe-lambes nos postes da região central da cidade. Em cada poste ficou colada uma poesia. A partir dessa ação, Fellipe Eloy escreveu propostas para um evento que aconteceu no mês posterior na UNICAMP (3º Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura), com uma apresentação oral sobre seu sítio eletrônico, também participou com a exposição de um ensaio visual da primeira ação do Coletivo e realizou junto ao público presente uma Intervenção Livre: adaptação do Poste Poesia.

No mês de abril foi a vez de realizar uma nova apresentação oral, desta vez na UFMG, em Belo Horizonte. O conteúdo da comunicação desta vez foi um relato de experiência sobre sua ação com o Poste Poesia em Porto Feliz-SP.

Nesse pouco tempo (jan. 2016- abr. 2016) se candidatou a uma residência artística, oferecida pelo Centro Cultural São Paulo (CCSP) pelo Edital de Concurso Programa de Exposições 2016. Com esse edital, foi agraciado pelo seu projeto de residência para acontecer no Jardim Miriam Arte Clube (JAMAC), anda nesse ano.

Escreveu um projeto para participar da Paratíssima Lisboa-PT e foi escolhido pelos organizadores como um dos artistas convocados. Busquei apoio financeiro para a locomoção até o local do evento, que ocorrerá entre 24 e 27 de julho de 2016, na cidade de Lisboa, porém não obtive resultados.

Mais recentemente o proponente teve duas obras aprovadas para eventos de arte. Primeiro foi contemplado pelo Edital do 1º Salão de Artes Visuais de Navegantes- SC com o objeto artístico intitulado “Lata de cores” (2016) e logo depois na chamada para o 24º Salão de Artes Plásticas de Mococa-SP com a pintura em estêncil “Tesouras e navalhas 1” (2016). Além de ser aprovado para por em prática sua experiência com residente do JAAC com o “Paredes Pinturas” na 2ª Semana Mostre sua arte na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – Campus Guarulhos.

Passando esses casos, com um sentimento revigorante diante sua própria produção, reorganizou digitalmente todo o material artístico que tinha guardado. Esse material digitalizado e encarado pelo proponente como uma nova obra e não mais a mesma, visto que há o uso de recurso de tratamento de imagens nessas novas obras. Junto a desenhos, fotografias, vídeos, objetos e instalações realizadas durante o período em que ainda estuda para ser professor separou em módulos algumas séries. O conjunto dessas séries é o que o pretendemos usar como material para a primeira exposição individual do proponente. Como se trata de uma leitura especifica do que o mesmo produziu durante sua formação inicial, optamos em intitular a proposta de mostra como: “É ISSO QUE ELOY FEZ NA FACULDADE”.

[1] Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo- Campus Guarulhos: http://www.humanas.unifesp.br/ppgha

Comments


Horário de funcionamento
Domi-Seg- Ter- Sex-Sáb 
 12:00 - 18:00 

Às quartas e quintas-feiras estamos ocupados, e mesmo assim nos outros dias atendemos apenas pessoas agendadas.

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page