III EDICC 2016: Palavras-chave em "dose tripla"
- Fellipe Eloy Teixeira Albuquerque
- 17 de mar. de 2016
- 3 min de leitura

Na última notícia fiz menção a um evento que participaremos, mas que estávamos esperando confirmação de algumas modalidades que nos inscrevemos. O evento em questão é o III EDICC- 3° Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura que acontecerá em Campinas-SP, na UNICAMP- Universidade Estadual de Campinas. O cronograma do EDICC está marcado para ocorrer entre 29 e 31 de março, com programação diversificada e qualificada capaz de melhorar a formação dos envolvidos,
O evento organizado pelo LABJOR, dispõe de três modalidades para participação: Comunicação oral, Comunicação visual e Intervenções livres. Tivemos nossas propostas de participação aceitas nas três modalidades. Confira a descrição de cada proposta:
Apresentação oral:
"PALAVRAS-CHAVE" E A AFIRMAÇÃO DO DOCENTE COMO PRODUTOR DE CONTEÚDOS
Resumo: A Secretária da Educação do Estado de São Paulo até recentemente apenas contemplava o ensino de Arte para os anos finais do Ensino Fundamental e as 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, tal responsabilidade foi alterada com a Resolução SE nº 81, de 16/12/2011. Desde então a 3ª série se encontra inserida no quadro curricular do ensino de Arte, sendo sugerido que a prática docente do professor se relacione ao Ensino das profissões contemporâneas. Alguns professores resistem em trabalhar plenamente com tal proposta. A justificativa pode ser a formação incompatível para tal função, os rendimentos também incompatíveis, as condições estruturais inviáveis e a falta de interesse dos estudantes. Tentando sanar estes obstáculos o professor Fellipe Eloy, desenvolveu um sítio eletrônico pra divulgar seu trabalho como pesquisador e professor.
Comunicação visual:
"POSTE POESIA nº 1"
Resumo:Exibição de um conjunto de três foto-pôster (50 x 75 cada) com parte dos registros das primeiras atividades do Coletivo Palavras-chave no ato do Poste Poesia. Um dos membros do Coletivo ficará junto a exposição para apresentar ao espectador a obra, divulgar e discutir sobre a definição de arte multimídia conceituada pelo Coletivo: poesia+performance/intervenção artística+registro fotográfio + registro audiovisual: obra multimídia.
Intervenções livres:
"POSTE POESIA PALAVRAS-CHAVE"
Resumo: Realização de colagens de lambe-lambes nos postes aos arredores do local do evento com uma prévia apresentação da proposta ao público. Nos lambes-lambes estarão escritos trechos de poesias de autoria dos membros do Coletivo Palavras-Chave (sede em Porto Feliz-SP). A intervenção faz parte da proposta Poste Poesia do Coletivo Camaradas (sede em Crato-CE), em parceria com a Rede Nacional de Intervenções e Performances- REDE IP. Uma dupla de membros sairão colando nos postes as poesias enquanto outro fará o registro audiovisual para divulgação posterior no site do Coletivo Palavras-chave. Toda vez que um lambe-lambe for colado os membros recitaram em voz alta a poesia escrita no papel. Após serem fixados todos os lambe-lambes (21) o grupo se reunirá e farão novamente a leitura completa dos textos colados, gritando depois: “Poste Poesia Palavras-chave”. Após esse ato final, os membros distribuirão cem (100) encartes no modelo de fanzines com informações sobre a o Projeto Poste Poesia, curiosidades sobre os Coletivos envolvidos e a Rede Nacional de Intervenções e Performances- REDE IP.
Essas participações são verdadeiras realizações pessoais e tomam um corpo capaz de servir como fundamento de nosso Coletivo. Contaremos com o auxílio de alguns dos nosso estudantes com quais trabalho na Escola Estadual Professor Pedro Fernandes de Camargo e não esperamos ser reconhecido pelo nosso esforço, mas apenas vistos.
O vídeo a seguir mostra como foi a mesa de abertura da última edição do evento:
Quero agradecer os estudantes: Adriano Pauldeto e Luis Gustavo Máximo, pelo interesse de participar da Intervenção. Dando certo ou não de conciliar suas agendas, é nóis...
Comments