Coletivo Palavras-chave: Arte e Sutentabilidade
- Fellipe Eloy Teixeira Albuquerque
- 2 de mar. de 2016
- 2 min de leitura

Nossa primeira ação como Coletivo: o "Poste Poesia" já está recebendo seu devido reconhecimento. Como mencionado na última notícia, a ação não é exclusividade nossa, muitos outros Coletivos ao redor do país abraçaram a iniciativa do CAMARADAS (Crato-CE) e estão democratizando o acesso à poesia através da ação em rede. Contudo, eu e minha esposa nos vimos em um impasse teórico, graças a isto elaboramos pela primeira vez um artigo científico juntos.
A nossa problemática girou em torno da necessidade sensível de democratizar o acesso à poesia e a poluição visual e residual dos lambe-lambes colados nos postes. No texto, cada um argumenta do seu modo os benefícios culturais e consequências ambientais negativas da ação e tentam juntos solucionar, ou ao menos, minimizar os efeitos. Em comum acordo, a solução proposta pelo Historiador da Arte foi definir um tempo para exposição das imagens/textos. Que na perspectiva da Ambientalista evitaria seu eventual fim nos canais hídricos e ao mesmo tempo funcionaria como manutenção da memória coletiva pelo artista. Assim estipulamos manter durante quinze dias as mensagens expostas.
Tal texto foi escrito originalmente no formato de Resumo e submetido à um Evento Acadêmico a ser realizado na UFMG, com o título de I Congresso do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Imagem- NINFA, ocorrendo entre os dias 12 e 15 de abril. Acreditamos que apenas um de nós, conseguirá participar do evento, que conta também com ofertas de minicursos, mesa redonda e palestra.
Nossa carta de aceite já foi entregue, e vocês podem consultá-la na imagem em destaque.
Ah! Uma outra coisa que conseguimos solucionar com a discussão: a questão dos materiais. Como somos professores, acumulamos folhas de papel sulfite com apenas um lado impresso, combinamos de usá-las para as poesias. E faremos nossa própria cola. O vídeo mostra nossa tentativa de explicar o processo de feitura da cola:
Esperamos que sirva de inspiração para os outros envolvidos com o Poste Poesia, tanto para pesquisa quanto à criação de alternativas para a inicativa do Coletivo Camaradas.
Tivemos um outro texto aprovado para apresentação oral em um evento programado para acontecer ainda este mês em Campinas (UNICAMP), mas estamos aguardando repostas de outras atividades complementares para escrever um notícia só. Nos inscrevemos em mais de uma modalidade de apresentação, que têm em comum o mesmo tema: Poste Poesia "Palavras-chave".
Kommentare